Mancha de café, riscos e desbotamento podem acontecer com seu móvel se você não souber fazer a manutenção do mobiliário, é nosso dever ajudar. Para cada tipo de acabamento, como lacas, vernizes ou texturizados, há características de resistências física e química diferentes e a forma de limpeza e de manutenção de cada um deles varia. Acabamentos à base de nitrocelulose, como seladoras e lacas ou pinturas automotivas, tem baixa resistência à água, álcool e a altas temperaturas. Usar pano macio seco para limpeza. Já os produtos à base de poliuretano são mais resistentes a quente e frio (copos gelados e pratos quentes). Usar pano seco e levemente umedecido para limpeza. Raios solares diretamente sobre o móvel podem causar mudança da coloração de tintas, trincas de lâminas de madeira e desbotamento.
Manutenção diária com flanela seca para retirada de pó. A limpeza deve ser feita com um pano pouco umedecido em detergente neutro diluído em água ou sabão de coco. Não é recomendado o uso de lustra-móveis nesse caso, já que ele pode alterar o brilho do acabamento original. Não utilizar álcool, palhas de aço ou esponjas ásperas, bem como materiais abrasivos como saponáceos.
- Mantenha seu móvel sempre limpo.
- Evite colocar objetos cortantes em cima das peças, para não riscar.
- Não arraste móveis que não tenham sido executados para este fim.
- Evite encostar móveis em paredes externas ou divisórias com áreas úmidas, para que a umidade não prejudique os acabamentos.
- Apenas coloque em ambientes externos móveis que foram fabricados com essa finalidade.
- Evite colocar copos e utensílios com temperaturas extremas quentes ou frias.
Para limpar a superfície do MDF revestido use uma flanela limpa e seca ou um pano umedecido com água ou detergente neutro, se necessário. Na remoção de manchas, utilize um pano umedecido com solução de álcool e água (partes iguais). Nunca use, porém, produtos abrasivos, como saponáceo, esponja de aço ou tipo Scotch Brite e outros.